segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

UTILIZAÇÃO DE SUPLEMENTOS


Pessoal, hoje vou falar sobre uma prática muito comum adotada por muitos esportistas: o uso indiscriminado de suplementos nutricionais sem a orientação de um profissional especializado.

O consumo de suplementos, principalmente por frequentadores de academias, ocorre geralmente sem informação adequada sobre o mesmo, sem o conhecimento sobre o porquê tomar, as quantidades e os efeitos colaterais. O mercado cada vez maior e o desejo das pessoas em acreditar que podem atingir seu objetivo em pouquíssimo tempo são as principais causas desse exagero.

A decisão sobre a utilização ou não de suplementos nutricionais para fazer parte da dieta de atletas e praticantes de atividade física deve ser tomada levando em conta a real necessidade do esportista, considerando, principalmente, a ingestão alimentar habitual do mesmo. Ou seja, a suplementação, quando não há real indicação para essa, e principalmente, quando adicionada a uma alimentação inadequada, pode levar a pessoa a não alcançar o objetivo ou até atrapalhar o rendimento do treinamento.

Dessa maneira, é fundamental que a suplementação seja indicada e acompanhada por um nutricionista qualificado e especializado em nutrição esportiva, já que o efeito pode ser contrário ao desejado, ou até trazer sérias conseqüências à saúde.



Nenhum comentário: