segunda-feira, 6 de julho de 2009

GLUTAMINA


Aminoácido mais abundante no plasma e no tecido muscular, a glutamina tem despertado muito interesse na área esportiva. Sendo considerada a principal fonte de energia para células intestinais e do sistema imunológico, as concentrações de glutamina no sangue podem ser alteradas com o exercício intenso e prolongado, aumentando a susceptibilidade do atleta aos processos infecciosos, principalmente infecções do trato respiratório superior.

A suplementação de glutamina antes, durante e após o exercício tem sido bastante estudada com a intenção de se reverter sua diminuição nas concentrações sanguíneas e teciduais em atletas em períodos de treinamento intenso e competições. Efeitos colaterais não são relatados e a sua ingestão não é considerada doping pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), porém, o número de trabalhos científicos para esse suplemento em relação a exercícios ainda são escassos, e não há consenso sobre os reais benefícios em atletas.


Fontes:
  • ROGERO, Marcelo Macedo; MENDES, Renata Rebello; TIRAPEGUI, Julio. Aspectos neuroendócrinos e nutricionais em atletas com overtraining.Arq Bras Endocrinol Metab, São Paulo, v. 49, n. 3, jun. 2005 .
  • DANIEL, José F.; CAVAGLIERI, Cláudia R. Suplementação de glutamina e resistência imunológica em atletas de futebol. Saúde Rev v. 7, n. 17, p. 1-72, Piracicaba: UNIMEP, set./dez. 2005.
  • FONTANA, Keila E.; VALDES, Hiram. BALDISSERA, Vilmar. Glutamina como suplemento ergogênico. R. bras. Ci. e Mov. Brasília v. 11 n. 3 p. 91-96 jul./set. 2003.
  • BIESEK S, ALVES LA, GUERRA I. Estratégias de Nutrição e Suplementação no Esporte. Barueri: Manole, 2005.

Nenhum comentário: